Skip to Store Area:

Loja Virtual

Aprisionando Sonhos - A educação escolar indígena no Brasil

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

Aprisionando Sonhos - A educação escolar indígena no Brasil

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado.

R$40,00

Descrição Rápida


Title: Aprisionando Sonhos - A educação escolar indígena no Brasil
Author: Wilmar da Rocha D'Angelis
Publisher: Editora Curt Nimuendajú

ISBN: 978-85-99944-27-1


FILE TECHNICAL

1t Edition: 2012
Capa/Cover: Brochura
Dimentions: 150 x 210 mm
Pages: 256
Weight: 300 g




 


Aprisionando Sonhos: a educação escolar indígena no Brasil



Este livro reúne uma seleção de 20 textos de reflexão crítica sobre educação escolar indígena no Brasil escritos pelo linguista e indigenista Wilmar D’Angelis entre 1995 e 2010 (um deles, em co-autoria com Juracilda Veiga). Dos textos reunidos nessa obra, 6 estavam inéditos e 14 tiveram publicação anterior, em lugares muito distintos : sete tiveram publicação em seis periódicos diferentes (cinco do Brasil e um da Argentina), quatro constituíram capítulos de livros (três livros publicados no Brasil e um na Argentina) e três havia tido divulgação apenas na web. Nas palavras do próprio autor, « não se trata de reflexão de acadêmico ‘estudioso’ da questão, mas de reflexão acadêmica, sim, mas visceralmente envolvida com o objeto da reflexão ». De fato, desde meados da década de 1990 o autor tem atuado em formação (regular e continuada, formal e informal) de professores indígenas e na assessoria a programas de educação escolar em comunidades indígenas (especialmente nos Estados do Sul do Brasil, mas também no Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul e alguns outros estados), de modo que os textos reunidos nessa obra são, ao mesmo tempo, um apanhado histórico da trajetória da educação escolar indígena no Brasil desde então, e um conjunto de reflexões sobre os mais diferentes tópicos a ela relacionados : projeto pedagógico, currículo, ensino bilíngue, alfabetização, formação de professores, políticas públicas, autonomia, etc. Os capítulos estão distribuídos nas cinco partes em que se organiza a obra : Históricos (4), Pedagogia e Currículo (7), Formação de Professores (2), Língua (4), Epílogo (3). A obra conta, ainda, com um útil Índice Remissivo (de assuntos) ao final.

Acrescentar suas Tags:
Acrescentar Tags
Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.