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Currículos diferenciados das escolas indígenas, caiçaras e quilombolas: política e metodologia
Este livro surgiu da necessidade de sistematizar experiências de formação de professores na elaboração participativa de Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) pelo Programa “Escolas do Território”, do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), da UFF (Universidade Federal Fluminense). Nobre e colaboradores analisam criticamente o contexto político atual de crise na educação imposto pelas reformas educacionais implantadas no governo FHC e acentuada pelo contínuo e histórico abandono do Estado em relação às demandas básicas por educação das classes populares e por uma desvalorização crescente da profissão docente. Apresentam a formação de professores em uma perspectiva politicamente progressista de construção de PPPs com currículos diferenciados em escolas imersas em comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas. A obra apresenta uma metodologia de formação que contempla currículos construídos pela via da rede de temas geradores (de inspiração paulo-freireana) e da pedagogia de projetos, numa perspectiva coletiva de autoria e autonomia pedagógica dos professores.