Você não possui produtos no carrinho.
Segurança Alimentar, População e Práticas Corporais em aldeias Guarani (Litoral de São Paulo)
Introdução
A pesquisa realizada em quatro aldeias do provo Guarani do Estado de São Paulo teve como objetivo geral conhecer a história e entender a situação alimentar e a qualidade de vida. O resultado desta pesquisa é um primeiro passo para conhecermos as concepções e a experiência dos Guarani em relação à sua situação de segurança alimentar e nos orientar na elaboração de uma escala para sua avaliação e medida.
No Brasil a Segurança Alimentar e Nutricional é entendida como o direito das pessoas, das famílias e dos povos de ter acesso, o tempo todo, a uma alimentação de qualidade e com quantidade suficiente de alimentos. A garantia da segurança alimentar precisa vir junto com o atendimento a outras necessidades básicas das pessoas, como saúde, terra, moradia e educação.
De acordo com as leis brasileira, a segurança alimentar deve:
1. Ter como base a alimentação que promova e proteja a saúde;
2. Respeitar a diversidade cultural das pessoas e dos povos que moram no Brasil;
3. Não desencadear situações que envergonhem ou que firam a dignidade humana para obter alimentos;
4. Produzir alimentos de forma sustentável, que respeite o meio ambiente.
A pesquisa nas aldeias de Ribeirão Silveira, Piaçaguera, Rio Branco e Aldeinha foi orientada por esses princípios da lei brasileira de Segurança Alimentar, pelo respeito à dignidade, vontade e autodeterminação do povo Guarani, que concordou em participar do projeto.
...