Verifique itens para adicionar ao carrinho. selecionar tudo
-
Reflexões IndigenistasR$44,00
O Povo Indígena da etnia Arara, da região de Aripuanã/MT, há mais de 20 anos, estava à beira do caminho, à beira dos rios, à beira das cidades e à beira da própria terra tradicional. Estar à beira, para os Arara, significava estar longe da mesa farta e longe dos recursos que respondem às necessidades básicas da vida.
Iniciada a luta pela retomada da Terra Tradicional, na medida em que o povo se levantava, levantavam-se também as estratégias de negação da identidade e a negação da terra por parte dos ant-indígenas da região. Começaram as perseguições e ameaças. O clima do conflito atravessou todo o processo de retomada da terra, desde a sua identificação à homologação pelo presidente da República.
O caminho da solidariedade foi um caminho de compromisso dos aliados com os Arara pra cuidar da vida. SOLIDARIEDADE EM MUTIRÃO tem muitas mãos, muitos pés e muitas faces. Cada pessoa exercendo o seu talento específico, fazendo a sua parte e assim contribuindo para o acontecimento do desfecho feliz.
Este livro é uma semente de esperança, mostra que todo esforço empenhado pela justiça não foi em vão, mas coroado com a vitória dos Arara, que voltaram à Terra Tradicional e recomeçaram a construir um novo projeto de vida.
(Catarina Lourdes Christ)