Skip to Store Area:

Loja Virtual

Uma Pedagogia Indígena Guarani na escola, pra quê?

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

Uma Pedagogia Indígena Guarani na escola, pra quê?

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado.

R$24,00

Descrição Rápida


Title: Uma Pedagogia Indígena Guarani na escola, pra quê?
Author: Domingos Barros Nobre
Publisher: Editora Curt Nimuendajú

ISBN: 978-85-99944-15-8


FILE TECHNICAL

1t Edition: 2009
Capa/Cover: Brochura
Dimentions: 140 x 210 mm
Pages: 64
Weight: 100 g





Uma Pedagogia Guarani na escola, pra quê?



Este texto reflete 14 anos de trabalho junto aos Guarani Mbya da aAldeia Sapukai, em Angra dos Reis (RJ). Ele se fez na perspectiva da Pedagogia. Uma pedagogia política que visa refletir criticamente sobre uma política da pedagogia das escolas indígenas.

Ele está dividido em quatro partes:

Na primerira, "Uma escola Autônoma, Diferenciada, Bilíngue e Intercultural. O que é isso?", discute-se uma qulificação para estes termos, que já são senso comum nos documentos oficiais, no discurso das universidades, das ONGs e dos professores indígenas.

Na segusnda, "Princípios Político-Pedagógicos do Projeto Educativo Guarani da Aldeia Sapukai", apresentam-se as bases filosóficas e político-pedagógicas do projeto educativo guarani da Aldeia Sapukai, construído ao longo de anos de discussão coletiva com os educadores em oficinas e cursos de formação continuada.

Na terceira parte, "Características da Pedagogia Escolar Indígena Guarani", enumeram-se onze elementos que compõem uma possível pedagogia escolar indígena guarani, a partir de pesquisa de natureza etnográfic, com análise de inúmeras aulas gravadas em vídeo, que resultaram na produção do documentário curt-metragem: "Uma Aula Guarani Eté" em parceria com o projeto "Segurança Alimentar Indígena Guarani", patrocinado pela Petrobras. O vídeo deve ser assistido no site: www.aldeiaguaranisapukai.org.br ou no YouTube (
Click Aqui ).

Finalmente, em "Uma Escola Indígena, Pra Quê?", apontam-se as conclusões provisórias da pesquisa, demonstrando o tensonamento permanente que existe entre as press~eos ocidentalizantes do aprarelho de Estado e a guranização das práticas pedagógicas por parte dos professores guarani, de elementos da educação tradicional Guarani incorporados à escola, assim como a subversão de normas e preceitos típicos da educação escolar não-indígena que produzem uma certa irregularidade na prática escolar indígena; e, ao mesmo tempo, também, a reprodução de elementeos da pedagogia escolar tradicionasl não-indígena.


Outras pessoas marcaram este produto com as seguintes tags:
Acrescentar suas Tags:
Acrescentar Tags
Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.